28 de janeiro de 2011

O LIMONETE E SUAS PROPRIEDADES


No ano lectivo de 2009/2010, desenvolvemos o projecto “Plantas Medicinais e Remédios Caseiros” e, como gostámos muito, este ano resolvemos continuar a pesquisar. É claro que também queremos experimentar alguns chás ou melhor, algumas infusões.
Este mês, a investigação foi sobre o Limonete e suas propriedades e encontrámos o seguinte:

O limonete, também conhecido por lúcia-lima (Lippia citriodora Kunth), é uma planta arbustiva perene, de folha caduca. Originária da América do Sul, terá sido introduzida na Europa pelos espanhóis, no século XVII. É um arbusto que não aguenta muito o frio mas, não deixa de ser uma excelente alternativa no jardim, pelo fino recortado das suas folhas e pelo forte e doce aroma a limão que liberta. É, sem dúvida, uma planta muito aromática.
As suas folhas, para além de utilizadas na confecção de alimentos e para aromatizar bebidas, são também usadas na preparação de infusões e em aromaterapia.
As infusões de limonete são utilizadas para combater dores de estômago e indigestões. Também lhes são atribuídas capacidades anti-espasmódicas, sedativas, anti-inflamatórias e diuréticas.
Neste dia, a nossa sala ficou com um aroma… hum, que cheirinho…
Com o frio que estava, soube mesmo bem aquela chávena de chá de limonete, acompanhada de uma fatia de bolo de um aniversariante deste mês.
Experimentem que vão gostar.

Sem comentários:

Enviar um comentário