2 de fevereiro de 2012

O S. BRÁS DE VILA CHÃ



São Brás foi um mártir, bispo e santo católico que viveu entre os séculos III e IV na Arménia.
Santo de Origem Arménia. Terá sido encontrado por caçadores entre animais ferozes com os quais se criara e vivia em grande familiaridade. Integrado na Civilização, foi Bispo de Sebaste (Arménia) e terá morrido em 316 durante as perseguições feitas aos cristãos por Diocleciano.
Santo protector contra doenças de garganta. Ficou conhecido porque retirou com a mão, um espinho da garganta de uma criança. É padroeiro das doenças da garganta e no dia de sua celebração em 3 de fevereiro, nas cidades da Espanha e algumas da América Latina, as mães levam os filhos para benzerem a garganta.
S. Brás apresenta-se com vestes episcopais, usando mitra, embora fosse bispo da Igreja Oriental, e tem como atributo as cardas de ferro com que foi martirizado, dois círios entrecruzados (alusão à cura milagrosa duma criança engasgada com uma espinha de peixe, feita com aplicação de duas velas cruzadas sobre a garganta).
Em Espanha, apresenta a mão sobre a garganta, e na Alemanha a sua trompa de caça. Tem como atributos os animais selvagens que o criaram, os círios em cruz ou uma tocha.
Foi capturado pelos romanos e decapitado no ano 316, sendo enterrado na cidade de Sebaste.

Guilherme e Pedro 4º ano

Sem comentários:

Enviar um comentário