12 de novembro de 2011

O CASTANHEIRO


TRABALHO DE PESQUISA

O castanheiro é uma árvore de folha caduca, originária da Ásia Menor e trazida para a Europa pelos Gregos e Romanos.
Esta árvore está espalhada um pouco por todo o nosso país, mas predomina nas zonas como altas como Vila Real, Bragança, Guarda, chegando a atingir 45 metros de altura e a formar copas com 30 a 40 metros de diâmetro. É uma árvore que tem um período de vida muito elevado, algumas chegam a ter um milhar de anos.
O castanheiro floresce entre Maio e Junho e os seus frutos amadurecem em Outubro e Novembro.
A castanha encontra-se dentro de uma cápsula espinhosa a que chamamos « ouriço », que se abre em quatro partes e dele caem duas ou três castanhas. Este fruto é muito apreciado, principalmente no dia de S. Martinho. A castanha pode comer-se crua, cozida, assada, pilada, em doce e em guarnição de alguns pratos.

Desde o Paleolítico que o castanheiro acompanha o Homem e tem para ele uma importância crucial. As tribos pré-romanas chamavam-lhe a árvore do pão, já que o seu fruto, a castanha, era um alimento rico e um importante meio de subsistência para os exércitos em campanha. Pode-se mesmo afirmar que foi um dos mais importantes farináceos em muitas regiões, antes da chegada da batata e do milho à Europa. Era utilizada na alimentação dos Homens e dos animais, era um complemento importante na agricultura e, em muitos casos, o pão dos mais desfavorecidos.
Os entendidos dizem que as variedades portuguesas de castanheiro produzem as melhores castanhas que se conhecem, e são muito consideradas no comércio mundial, nomeadamente em núcleos da emigração portuguesa.
O castanheiro é uma árvore longeva, de folha caduca, que pode atingir mais de um milhar de anos de idade. As suas folhas têm entre 10 a 20 centímetros, são dentadas, mais claras na página inferior e translúcidas quando trespassadas pela luz solar. Os seus frutos são as conhecidas e apreciadas castanhas.
Aos 8, 10 anos de idade, o castanheiro já dá fruto. Pode atingir os 45 metros de altura e a sua copa pode chegar aos 30 a 40 metros de diâmetro.
Existem 2 tipos de castanheiro - o bravo e o manso. A um povoamento de castanheiros mansos, vocacionados para produzir castanhas, dá-se o nome de "souto" e a um povoamento vocacionado para produzir madeira, dá-se frequentemente o nome de "castiçal".

4º ANO

Sem comentários:

Enviar um comentário