28 de outubro de 2010

SEMANA DA ALIMENTAÇÃO

O dia da alimentação comemora-se a 16 de Outubro que este ano concidiu com um sábado. Assim, na nossa escola decidiu-se realizar a Semana da Alimentação de 18 a 22 de Outubro.
As actividades programadas para esta semana foram as seguintes:
-visualização de PowerPoints com a alimentação;
-acção de sensibilização sobre a Alimentação Saudável e Higiene oral, pelo Centro de Saúde de Vale de Cambra;
-confecção de compotas (figo, amora, marmelo e abóbora);
-preparação de salada de fruta;
-concurso de desenho
-realização da «IV FEIRINHA BIO».
-pintura de telas e suportes para as pegas.
A história que a Sr.ª enfermeira mostrou e os seus ensinamentos foram muito interessantes.
As compotas de figo e de amora que fizemos e que
comemos com tostas, estavam deliciosas.
Fizemos a salada de fruta com maçã, pêra, banana, manga, pêssego, romã, kiwi e laranja. Comemos muita salada porque estava saborosíssima.
As telas que pintámos ficaram muito bonitas e coloridas. Umas têm paisagens, outras têm frutos e outras têm motivos de Outono.
Os suportes para as pegas ou para os panos da cozinha, foram feitos em madeira com o feitio de maçãs, peras e morangos que nós tão bem pintámos.
Todos os alunos da escola fizeram uma “obra” para o concurso de desenho. Havia desenhos muito bonitos. Foram observados por um júri e os prémios aos alunos vencedores foram entregues durante a feirinha. Os trabalhos escolhidos foram: do 1º ano, o da Gabriela; do 2º ano, o da Diana; do 3º ano, o do Guilherme e do 4º ano, foi o da Inês Nunes. Cada um dos alunos premiados recebeu um estojo de material de pintura.
A “IV Feirinha Bio” teve produtos muito variados e, de entre eles, destacam-se: as compotas, as frutas, os legumes, os animais vivos, as telas e outras obras de arte, as guloseimas caseiras, a bijutaria e os arranjos florais.
Nós fomos os vendedores e aprendemos muito. Fizemos pesagens, calculámos os preços, recebemos o dinheiro e demos o troco. Foi uma grande aula de Matemática.
A feirinha foi muito visitada, tanto pelos nossos familiares como por pessoas que nada tinham a ver com a nossa escola mas porque leram a notícia no jornal “A Voz de Cambra”.
A Semana da Alimentação foi um sucesso.


Agradecemos a colaboração de todos os que nos ajudaram a realizar “A Semana da Alimentação”.

Sem comentários:

Enviar um comentário